TOM FORD

ELLE.COM.BR

TOCA, VIRA OURO

O estilista reinventou a Gucci, levou o sexy ao limite do chique e ainda faz sucesso como cineasta. Conheça sua trajetória.

Por: Clara Novais
Fotos: Getty Images e
Reprodução Instagram

Thomas Carlyle Ford – Tom Ford – nasceu em 27 de agosto de 1961, na cidade de Austin, capital do Texas, nos Estados Unidos. Em 1979, entrou para a Universidade de Nova York para cursar história da arte. Largou o curso um ano depois.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Ford também trabalhou como ator de comerciais em Los Angeles, estudou arquitetura na Parsons School of Design, em Nova York, e estagiou na área de comunicação da Chloé, em Paris.

ELLE.COM.BR

Abandonou a arquitetura e se dedicou à carreira fashion. Motivo: a moda tinha o equilíbrio ideal entre a arte e o comercial. Depois de formado, ligou insistentemente para a designer de roupas casuais Cathy Hardwick até ser contratado.

ELLE.COM.BR

Dois anos depois, foi trabalhar para a Perry Ellis como designer de jeans. E outros dois anos depois, decidiu que era a hora de voltar à Europa para aperfeiçoar suas habilidades de estilista. Não poderia ter tomado melhor decisão.

ELLE.COM.BR

Na década de 1990, na Itália, Ford começava a carreira na Gucci. Depois de quatro anos, foi nomeado diretor de criação. E fez sua mágica: recuperou o prestígio e relevância da grife, que passou a valer bilhões.

ELLE.COM.BR

Ford trocou o minimalismo do início dos anos 1990 por looks sexy, alfaiataria precisa, muito veludo e cetim, botas metálicas, cós baixíssimo, salto agulha vertiginoso nos pés... Todos queriam vestir Gucci novamente.

ELLE.COM.BR

Madonna foi de Gucci ao MTV Video Music Awards de 1995 – um dos melhores looks do evento. No mesmo ano, Tom Ford recebeu seu primeiro prêmio do CFDA, o Council of Fashion Designers of America.

ELLE.COM.BR

Foi nessa época que ele chamou a stylist francesa Carine Roitfeld e o fotógrafo Mario Testino para criar uma nova imagem para as campanhas da Gucci. Tudo era hiperssexualizado – e jamais seria aprovado atualmente.

ELLE.COM.BR

Ford inspirou o mercado e fez da Gucci uma potência. Sob sua liderança, o grupo adquiriu a Yves Saint Laurent – da qual ele foi diretor de comunicação e criação –, Sergio Rossi, Bottega Veneta e Balenciaga.

ELLE.COM.BR

Depois que a multinacional francesa Pinault Printemps Redoute (agora Kering) comprou a Gucci, em 2004, Ford pediu demissão por desavenças criativas. A casa era então avaliada em 10 bilhões de dólares.

ELLE.COM.BR

A essa altura, Tom Ford já era uma lenda no mercado de luxo – e não ficou muito tempo afastado. Em abril de 2005, anunciou a criação da marca Tom Ford. Domenico de Sole, ex-CEO da Gucci que se demitira com ele, assumiu o posto de presidente.

ELLE.COM.BR

Linha de óculos, de beleza, perfume, coleção masculina, uma flagship store de dois andares na Madison Avenue, em Nova York: a Tom Ford aconteceu no mundo da moda. Não demorou a vir a expansão internacional.

ELLE.COM.BR

A coleção feminina veio em setembro de 2010, mas só em 2013 a marca aderiu ao calendário oficial de desfiles. As polêmicas seguem dando o tom das campanhas, com mulheres em imagens sexualizadas.

ELLE.COM.BR

Richard Buckley foi seu parceiro por 35 anos. Faleceu em setembro de 2021, aos 72 anos,  após um câncer de garganta prolongado. Em 2014, se casaram oficialmente e antes, em 2012, tiveram Alexander John "Jack" Buckley Ford, via barriga de aluguel.

ELLE.COM.BR

Tom Ford também é cineasta, sabia? E já ganhou prêmios importantes por seus dois filmes, A Single Man (2009), com Colin Firth e Julianne Moore, e Animais Noturnos (2016), com Amy Adams e Jake Gyllenhaal.

ELLE.COM.BR

Vencedor de cinco prêmios CFDA, em 2019 ele se tornou presidente da associação ao lado de CaSandra Diggs e Steven Kolb. Naquele ano, JLo ganhou o prêmio de Ícone Fashion.

ELLE.COM.BR

Quer ficar por dentro de tudo o que rola na moda?


Inscreva-se na nossa newsletter. É gratuita!

ASSINE a newsletter

ELLE.COM.BR

clique aqui
e saiba mais sobre
tom ford