Relembre os principais momentos de um dos nomes mais transgressores da moda.
A TRAJETÓRIA
Por: Clara Novais Fotos: Getty Images e Divulgação
Vivienne Westwood teve uma infância simples no interior da Inglaterra. O seu pai era sapateiro e a sua mãe trabalhava em uma fábrica de algodão até que, aos 17 anos, se mudou com a família para a capital.
ELLE.COM.BR
Em 1962, conheceu Malcolm McLaren. Designer autodidata, Vivienne costumava fazer roupas no estilo Teddy Boy (subcultura britânica) para o parceiro.
ELLE.COM.BR
Apaixonados por música, moda e com sede de rebelião, o casal abriu a sua primeira loja em 1971.
ELLE.COM.BR
Alguns anos depois, o espaço já era meca da moda jovem underground, frequentado pelos integrantes do Sex Pistols antes mesmo da formação da banda.
ELLE.COM.BR
Quando o quarteto começa a tocar junto, em 1976, Vivienne se encarrega dos figurinos, ajudando a criar toda a identidade visual dos pioneiros do punk rock.
ELLE.COM.BR
Com o punk rock sendo absorvido pela cultura mainstream, a designer parte para outros desafios. Em 1981, ela e Malcolm McLaren fazem seu primeiro desfile em Londres.
ELLE.COM.BR
Em 1985, Vivienne faz seu primeiro voo solo. Sem a influência do antigo parceiro, suas criações passam a ser notadamente mais estruturadas e femininas.
ELLE.COM.BR
Não por acaso, a estilista é considerada a responsável por reacender o interesse pelo espartilho, que acabou se tornando uma de suas assinaturas.
ELLE.COM.BR
Os desfiles de Vivienne, na época, pareciam uma viagem no tempo, porém sempre com uma dose característica de irreverência e modernidade avant garde.
ELLE.COM.BR
É quando ela entra para a lista dos maiores estilistas do mundo, ganha prêmios de design, amplia sua clientela e abre lojas ao redor do mundo.
ELLE.COM.BR
Em 1992, recebe da rainha Elizabeth II o título Oficial da Ordem do Império Britânico por suas contribuições na moda e nas artes.
ELLE.COM.BR
Na situação, por baixo do seu elegante tailleur de saia longa, a designer estava sem roupas íntimas 一 o que fez questão de exibir para deixar claro que o seu espírito anárquico continuava pulsante.
ELLE.COM.BR
Entre 1993 e 1999, o trabalho de Vivienne Westwood foi marcado por um diálogo intenso entre França e Inglaterra, período batizado de Anglomania.
ELLE.COM.BR
Entre os momentos marcantes, temos o tombo de Naomi Campbell usando plataformas de quase 23cm, no desfile de inverno 1993.
ELLE.COM.BR
Outro momento ainda é o topless de Kate Moss tomando sorvete com o rosto pintado à la Maria Antonieta, no verão de 1994.
ELLE.COM.BR
Em 1993, a estilista se casa com Andreas Kronthaler. Os dois formam uma parceria de sucesso nas passarelas e no amor, e seguem juntos até hoje.
ELLE.COM.BR
Mesmo com todo o glamour em que se envolveu ao longo dos seus 50 anos de carreira, a estilista nunca abandonou o seu viés político e segue usando as passarelas como plataforma de luta.
ELLE.COM.BR
“Sempre combinei moda com ativismo: um ajuda o outro. Talvez a moda possa parar a guerra” - Vivienne Westwood
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
Quer se aprofundar na história de Vivienne Westwood? Leia mais sobre ela neste link!