Não é de hoje que a Nike lança colaborações que fazem a terra tremer. Dessa vez, a gigante do sportswear surpreendeu ainda mais ao selecionar quatro marcas disruptivas do cenário de moda internacional para se juntar a ela em uma cápsula. São coleções inspiradas, é claro, no esporte e em seus desdobramentos para o vestuário. Cada uma delas leva uma assinatura de peso. Estamos falando da sul-coreana Ambush, de Yoon Ahn, da Undercover, do japonês Jun Takahashi, da também japonesa Sacai, de Chitose Abe, e da Off-White, do estadunidense Virgil Abloh, que, em paralelo, é o diretor criativo responsável pela linha masculina da Louis Vuitton. Todos eles colaboradores de longa data da Nike.
Com tantos talentos unidos, já deu para sacar que o intuito do projeto é celebrar a união que o esporte é capaz de proporcionar. Não à toa, é no ano do maior evento esportivo do mundo que as peças aterrissam nas lojas e no e-commerce da Nike. Por isso, as peças desenhadas por cada um desses designers flertam com os limites da cultura esportiva ao abordar o espírito rebelde de quem decide romper barreiras, bater recordes e se aventurar pelo universo do movimento corporal.
A interpretação do tema trazido por Yoon Ahn em sua coleção AMBUSH + Nike é um mix entre as subculturas das ruas estadunidenses e asiáticas. Com base nisso, ela pretende desenhar um streetwear do futuro que combina elementos do motocross e dos animes (desenhos animados japoneses). É uma coleção unissex, que alude às luzes de Tóquio: uma reverência às maneiras surpreendentes pelas quais o esporte pode transformar nossas vidas. Por isso, entram em cena uma camiseta, dois tops, uma jaqueta, um capuz e uma calça, todos recortados como os uniformes de motocross com cores fortes (roxo e verde-neon). De quebra, para os sneakerheads de plantão, vem aí uma versão vibrante do Dunk High, modelo clássico da Nike que já tem uma legião de fãs ao redor do globo (disponível a partir de 30 de julho no Cartel 011 e em nike.com.br).
O ponto de partida de Virgil Abloh, por sua vez, é uma insatisfação frente à chegada do hiperfuturo, que, aparentemente, ainda não veio. “Já era para estarmos viajando com carros voadores”, declarou o designer, conhecido por seu streetwear de vanguarda que atravessou a ponte para o mundo do prêt-à-porter de luxo. Isso posto, com a linha Off-White + Nike, Abloh decidiu criar um figurino de performance para os novos tempos que ainda virão. Assim, a maioria dos itens criados por ele para a collab é do tipo “dois em um”: versatilidade é a palavra de ordem. Como se não bastasse, junto da Nike, a Off-White também assina uma nova versão do Tempo NEXT%, um tênis de alta performance feito com sugestões e informações fornecidas pelos atletas mais rápidos do mundo. Com grafismos e um design desconstruído, o par tem tudo para se tornar hit (disponível a partir de 23 de julho no Cartel 011, na Guadalupe e em nike.com.br).
Casting - Karem Keiko, Suyane Ynaya e Shaolin
Direção criativa e edição de moda - Suyane Ynaya
Direção de arte - Josephine Cho
Assistente de direção de arte - Amanda Obeid
Ajudante - Roberto Mariano
Foto - Ivan Erick
Assistente de fotografia - Franklin de Almeida e Sidnei Brito
Tratamento de Imagem - Thiago Auge
Beleza - Mari Kato
Produção executiva - Isabela de Paula
Produção de moda - Andrea Mamel e Fer Ferreira
Manicure - Thayna Dandara
Assistente de beleza - Andrey Batista
Assistente de produção de moda - Carla Sant’ana
Camareira - Egle Doxum
Contrarregra - Ronaldo Junge