Do nada, o silêncio. No lugar do falatório e dos murmurinhos, só o barulho do caminhar e dos tecidos se movimentando sobre o corpo. Se a moda ainda não tinha seu próprio ASMR de luxo, agora tem.
Desfile com trilha sonora foi uma invenção um tanto tardia – os primeiros datam da década de 1970. E Cristóbal gostava de silêncio absoluto em suas apresentações para que suas roupas pudessem ser apreciadas com toda a atenção.
Naquela época, as entradas das modelos eram cantadas numericamente e, por vezes, com narração sobre as peças que compunham cada um dos looks. Aqui, os números só aparecem nas fotos e a descrição veio por escrito. Ainda assim, para quem ainda não tinha catado o que significava a restauração do espaço nos moldes originais, ficou evidente o que estava acontecendo.
O olhar para o passado e sua remodelagem ou alteração para o presente é o que mantém a moda em movimento. E Demna sabe bem disso. Sabe também o quão arriscado é reinterpretar ícones pura e simplesmente, sem avançar em termos técnicos e criativos.
Em entrevista ao site The Business of Fashion, o diretor de criação conta que começou a desenhar a coleção pelos vestidos de festa. Inicialmente, era o que mais imprimia couture para ele. Esses modelos são adaptações de designs e silhuetas originais do fundador da marca, como vocês podem ver abaixo.