O aniversário do ano vai para a menina mais enfezada das tirinhas. Saiba mais sobre as origens e as novidades da personagem que acompanha a infância e juventude brasileiras há seis décadas - and counting.
Mônica, a menina enfezada que roda seu coelho Sansão ao menor sinal de irritação e sempre está usando um vestidinho vermelho, começou como uma participação especial na tirinha do Cebolinha, em 1963, mas acabou sendo a líder da turma que leva seu nome e com um gibi para chamar de seu. Nem seu criador achava que ela chegaria tão longe. “Foi o público que a elegeu como dona da rua”, disse Mauricio de Sousa à ELLE.
Para comemorar os 60 anos da personagem, que neste ano estampou um Boeing 737-800 da Gol, a Mauricio de Sousa Produções preparou uma série de eventos comemorativos, que se estendem por 2024, de uma exposição do coelho Sansão na visão de estilistas como Ronaldo Fraga e Walério Araújo até um espetáculo de circo e o podcast Monicast.
Em janeiro, por exemplo, chega aos cinemas Turma da Mônica jovem – Reflexos do medo, com os personagens um pouco mais velhos, já no ensino médio. Sophia Valverde assume o papel de Mônica, no lugar de Giulia Benite. Cebolinha, Magali, Cascão e Milena precisam se unir à protagonista para salvar o Museu do Limoeiro. Durante a CCXP, no início de dezembro, a Mauricio de Sousa Produções anunciou que o longa faz parte de uma série de quatro produções com a turma adolescente, que se somam a outros dois filmes já lançados com a turma criança desde 2019. Em 2024, chegará ainda às telas a cinebiografia do desenhista, com seu filho Mauro Sousa fazendo o papel do pai.
Mônica e sua turma seguem fazendo sucesso há seis décadas, com 24 milhões de inscritos no YouTube e mais de 1 bilhão de revistas vendidas (12 milhões só no ano passado), além de uma produção de mais de 1,2 mil páginas mensais. São mais de 500 títulos de livros vendidos, com 15 milhões de cópias comercializadas nos últimos cinco anos, por 27 editoras licenciadas.
“Nossas historinhas sempre trazem as aventuras de uma turminha cheia de diferenças. Mas, ao final, tudo termina bem”, disse Mauricio. “A lição é a de que temos que saber conviver com os outros, respeitando as diferenças de cada um, sermos solidários e termos sempre bom humor.”
A seguir, conheça mais sobre a turma, além dos gibis.
Em 1963, Mauricio desenhava suas tirinhas para o jornal Folha de S.Paulo rodeado pelas filhas. A segunda, Mônica, tinha personalidade forte, era brava e não se desgrudava de um coelhinho de pelúcia encardido. E foi assim que ele se inspirou para criar a personagem de mesmo nome. Em princípio, ela fez apenas uma participação especial em uma tirinha do Cebolinha. “Mas ela criou tal impacto que recebemos muitas cartas para a colocarmos mais e mais nas historinhas. Foi o público que a elegeu a ‘dona da turma’”, disse o desenhista e empresário. Hoje, a filha Mônica é diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções, sendo responsável por marketing, audiovisual, licenciamento e novos projetos da empresa.
Ao longo de seus 60 anos, a Mônica foi passando por transformações, sem deixar sua essência e seu vestidinho vermelho. Nos traços, houve uma modernização para que a personagem tivesse uma modelagem propícia às animações. O Sansão, originalmente, era amarelo e feito com palha. Nos primeiros quadrinhos, aparecia sem cor devido ao tipo de impressão, preto e branco. Quando as tirinhas ganharam cor, Mauricio optou pelo azul por razões estéticas. No comportamento, a turminha seguiu os novos tempos. “Sempre procuramos falar a linguagem da hora e da vez”, afirma Mauricio. “Por isso conquistamos tantas gerações sem perder leitores.” Por exemplo, a Mônica não aparece mais nas publicações infantis batendo com o coelho nos meninos. Ela roda o bichinho, e todos sabem o que vai acontecer, mas isso não é mostrado. O Cebolinha não picha mais a caricatura da Mônica nos muros, mas desenha em um papel e cola na parede. Novos personagens também foram criados, como Edu, com distrofia muscular, Tati, com síndrome de Down, Luca, cadeirante, Igor e Vitória, que vivem com o HIV, e Milena, protagonista negra da turma. Em breve, deve chegar um personagem LGBTQIAP+.
Em 2008, Mônica e sua turma, que originalmente têm 7 anos de idade, ganharam a versão Jovem, com os personagens aos 15 anos de idade. Mas também há as versões Baby (de 0 a 2), Vamos Brincar (4) e Geração 12 (12). Mauricio agora planeja criar a Turma da Mônica adulta, além de fazer uma história da Turma da Mônica aos 60 anos para comemorar o sexagésimo aniversário.
A Turma da Mônica protagonizou a primeira série de televisão em animação 100% brasileira, que foi ao ar entre 1976 e 1984. Os primeiros filmes foram As aventuras da Turma da Mônica (1982) e A princesa e o robô (1983), ambos animações. Em 2019, saiu o primeiro live action, Turma da Mônica – Laços, com a sequência dois anos mais tarde, Turma da Mônica – Lições. Nos longas, bem como em Turma da Mônica – A série (2022), criada para a Globoplay, a menina enfezada é interpretada por Giulia Benite.
De maçãs ao extrato de tomate, os personagens da Turma da Mônica estão em 300 itens licenciados, só no ramo alimentício. No total, são mais de 4 mil, com mais de 200 parceiros de áreas como vestuário, brinquedos, eletrodomésticos e decoração. Recentemente, a Mauricio de Sousa Produções fez uma coleção de pijamas para os pequenos e lançou uma linha de alimentos úmidos para cães.
Desde 2019, a Mauricio de Sousa Produções tem parceria com o Comitê Olímpico do Brasil, que se estende até a Olimpíada de 2024, em Paris. Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, posts nas redes sociais madrugada adentro comentavam as provas e homenageavam os atletas medalhistas com desenhos com o mesmo traço da turma. O Big Brother Brasil também foi tema de posts, e Anitta apareceu em uma historinha.
Que a Mônica é a dona da Rua do Limoeiro, todo mundo sabe. “Quando lançamos nosso primeiro gibi pela Editora Abril, em 1970, o título já era Mônica e sua turma”, lembra Mauricio. “Ela veio já muito empoderada em uma década em que o movimento feminista pegava força. Creio que houve uma grande identificação com a personagem logo de início, e ela se sustenta até hoje. Mas não só as mulheres gostam da Mônica! Os meninos gostam de uma mulher de atitude também.” Mônica e as personagens de sua turma também celebram outras mulheres de destaque no mundo, no projeto Donas da Rua, que visa inspirar meninas e jovens. A Mauricio de Sousa Produções é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. Entre as homenageadas estão a escritora Clarice Lispector, a bailarina Ingrid Silva, a poeta e defensora dos direitos civis Maya Angelou, a escritora bell hooks, a engenheira Enedina Alves Marques e a enfermeira Ana Néri (as duas últimas pioneiras em sua área no Brasil).
Criatura e criador: Mônica e Mauricio de Souza" Foto: Getty Images