Por: Patricia Oyama Fotos: Getty Images e Unsplash
Seja em São Paulo, seja em Roma, volta e meia surge alguém se autoproclamando o autor da melhor e mais autêntica receita de espaguete à carbonara do mundo.
ELLE.COM.BR
ELLE.COM.BR
O melhor, como se sabe, é algo muito subjetivo. A autenticidade, por sua vez, também é bastante discutível, uma vez que não há um consenso sobre a origem do prato.
ELLE.COM.BR
Uma versão diz que a receita é invenção de carvoeiros romanos. O nome "carbonara" viria de "carbone" (carvão, em italiano). Outra teoria garante que essa massa foi criada nos anos 1940, a partir dos ingredientes disponíveis nas rações distribuídas no pós-guerra, como ovo em pó e bacon.
ELLE.COM.BR
Há quem considere heresia usar bacon defumado – o ingrediente mais tradicional seria o guanciale, ou seja, a bochecha do porco. Os mais puristas também não abrem mão do queijo pecorino.
ELLE.COM.BR
Bem, a receita a seguir não usa nem guanciale nem pecorino. Em tempos bicudos como esses que estamos vivendo, vamos de bacon e parmesão! E pode apostar que fica uma delícia. Mas concordamos com os tradicionalistas em um ponto: o creme de leite é totalmente dispensável.
ELLE.COM.BR
Para quatro pessoas, você vai precisar de 500 g de espaguete de grano duro, 200 g de bacon defumado cortado em cubinho, 3 ovos, ½ xícara de parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino a gosto.
ELLE.COM.BR
Em uma panela grande, aqueça bastante água com sal. Quando ferver, coloque a massa e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem.
ELLE.COM.BR
Enquanto isso, frite o bacon numa frigideira até dourar bem. Reserve. Quebre os ovos em um bowl grande e bata bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino (cuidado, porque o bacon e o parmesão já são salgados).
ELLE.COM.BR
Quando a massa já estiver quase no ponto, retire cerca de 1 xícara da água do cozimento com uma concha. Despeje metade do líquido na mistura de ovos, batendo bem com um fouet ou um garfo. Acrescente o bacon e o parmesão e misture.
ELLE.COM.BR
Agora, bem rapidamente, escorra o espaguete, coloque-o no bowl e misture vigorosamente para incorporar os ingredientes. Os ovos vão cozinhar com o calor da massa. Se achar necessário, acrescente mais um pouco do líquido de cozimento reservado (o macarrão vai absorver boa parte dele).
ELLE.COM.BR
E está pronto! Sirva e coma sem demora: espaguete à carbonara tem que ser bem quentinho.